O Projeto
Sobre o Projeto
Quase 13% do território nacional é composto por terras indígenas. O Centro de Monitoramento Remoto (CMR) foi desenvolvido para possibilitar o acompanhamento diário de ocorrências como desmatamento, degradação, mudança de uso e de ocupação do solo nesses territórios. As informações geradas a partir de imagens captadas pelo satélite Landsat-8 são subsídios indispensáveis não só ao planejamento de ações de proteção territorial, mas ao trabalho indigenista como um todo.
O produto tem como mote a instrumentalização do usuário final com conteúdos que outrora se restringiam a um domínio técnico especificamente qualificado. Por descentralizar o conhecimento sobre circunstâncias territoriais que impactam diretamente o cotidiano das comunidades, ele enriquece a pesquisa socioambiental, direcionando as ações e reduzindo seu tempo e custo.
Além de oferecer um diversificado banco de dados à população brasileira como um todo, o CMR está revolucionando a atuação da Funai por meio da captação e processamento de informações técnicas de alta precisão e complexidade.
O CMR insere-se no contexto das medidas para fortalecer a Proteção Territorial das Terras Indígenas do Médio Xingu, por meio do Plano de Proteção Territorial e Ambiental às Terras Indígenas do Médio Xingu (PPTMX), uma das condicionantes da UHE Belo Monte. Portanto, projeto financiado pela Norte Energia S.A.
Fotografias por:
Mário Vilela, Juvenal Pereira, Anderson Schneider e Funai.