O Projeto

Sobre o Projeto

Quase 13% do território nacional é composto por terras indígenas. O Centro de Monitoramento Remoto (CMR) foi desenvolvido para possibilitar o acompanhamento diário de ocorrências como desmatamento, degradação, mudança de uso e de ocupação do solo nesses territórios. As informações geradas a partir de imagens captadas pelo satélite Landsat-8 são subsídios indispensáveis não só ao planejamento de ações de proteção territorial, mas ao trabalho indigenista como um todo.

O produto tem como mote a instrumentalização do usuário final com conteúdos que outrora se restringiam a um domínio técnico especificamente qualificado. Por descentralizar o conhecimento sobre circunstâncias territoriais que impactam diretamente o cotidiano das comunidades, ele enriquece a pesquisa socioambiental, direcionando as ações e reduzindo seu tempo e custo.

Além de oferecer um diversificado banco de dados à população brasileira como um todo, o CMR está revolucionando a atuação da Funai por meio da captação e processamento de informações técnicas de alta precisão e complexidade.

Dúvidas e sugestões
cmr@funai.gov.br

Fotografias por:
Mário Vilela, Juvenal Pereira, Anderson Schneider e Funai.